TPM: AIDS é uma doença silenciosa e perigosa, saiba como se prevenir

Sem o tratamento devido o HIV leva à AIDS e pode ser um caminho sem volta. 

A AIDS, doença auto-imune provocada pelo vírus HIV, é um fantasma que ataca diversas pessoas e muitas delas não sabem que possuem o vírus. O HIV é transmitido por meio do sangue – por feridas, machucados e agulhas mal higienizadas -, pela gravidez (conhecida como transmissão vertical) e também por relações sexuais. 

Hoje em dia, é uma das doenças que os cientistas mais procuram pela cura. Sem o tratamento devido o HIV leva à AIDS e pode ser um caminho sem volta. 

Na última sexta-feira (29), o Ministério da Saúde lançou uma campanha para o Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate ao HIV. Com a chamada “Se a dúvida acaba, a vida continua”, a ação oferece testes gratuitos em todo o país. De acordo com o Ministério, mais de 900 mil pessoas possuem a doença no Brasil e dentro deste número 135 mil brasileiros vivem com o HIV silenciosamente em seu organismo e nunca foram diagnosticados. Os dados também apontam que a maioria das vítimas são jovens de 20 a 34 anos.

Com o desenvolvimento do tratamento, as mortes diminuíram ao longo dos últimos cinco anos. Então, não existe mais desculpas para não se tratar!

Aqui vão algumas dicas importantes de como você pode se prevenir desta doença:

1- Usar preservativo

O Ministério da Saúde pretende realizar uma distribuição em massa de preservativos (cerca de 462 milhões) até o final deste mês e também de preservativos femininos (cerca de 7,3 milhões). 

2- Não compartilhar agulhas ou objetos cortantes

Sempre certifique de que esses materiais são descartáveis ou que foram esterilizados corretamente, com água fervente, álcool ou água sanitária. Essa dica também inclui o cuidado com drogas injetáveis e transfusão de sangue.  

3- Em caso de gravidez, fazer o teste anti HIV no pré-natal

Caso a mulher descubra que tem o vírus durante o pré-natal, poderá realizar os tratamentos especializados para que a transmissão vertical não ocorra. 

4- Realizar o teste anti HIV toda vez que suspeitar estar com a doença ou quando desrespeitar uma das dicas acima

Seguindo estas dicas é muito improvável que você contraia o vírus ou que você não receba um tratamento adequado. Em caso de dúvidas mais pertinentes, acesse esta página do site do Ministério da Saúde ou consulte um posto médico. 

Prevenir é essencial! 

 

Texto: Elisa Costa | Ascom Mulheres Republicanas

Fonte: Agência Brasil e Ministério da Saúde

Foto: Ministério da Saúde

 

 

 

Envie seu material para a nacional do movimento das Mulheres Republicanas,  através do e-mail pautas@mulheresrepublicanas10.org.br   Conte pra gente as ações que as republicanas, estão realizando em região, será interessante divulgar essas atuações no nosso portal.