Retrospectiva 2019:Mulheres Republicanas mostram diversas atividades em prol do crescimento feminino no parlamento

reteospectiva2019-junho2019

Retrospectiva 2019 | Junho – Na Baixada Fluminense(RJ),  a vereadora Leide de Duque participou de fórum promovido pela prefeitura da cidade, realizado no dia 12 de junho. A proposta foi para debater o alto índice de violência contra a mulher e feminicídios que vinha ocorrendo na região, apresentados pelos dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).

Na oportunidade, foram registrados mais de 3,8 mil casos na cidade, levando a prefeitura a promover campanha para combater os avanços da violência. A vereadora é autora do projeto que criou o aplicativo “Jogo de Damas”, uma parceria da Comissão dos Direitos da Mulher e também dos alunos da Universidade Unigranrio, para facilitar as mulheres, incentivando a denuncia do agressor.

“Nos incomodamos e nos chocamos muito com todos os números apresentados. Um dos nossos maiores sonhos era este que está acontecendo hoje, a integração dos poderes públicos”, destacou Leide.

No dia anterior à realização do fórum, a Câmara Municipal de Duque de Caxias aprovava, por unanimidade, o Projeto de Lei n° 54/19, de autoria da vereadora, criando reserva de vagas de emprego para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nas contratações de prestadores de serviços ao município e o projeto seguiu para ser sancionado pelo prefeito.

Pela primeira vez Francisco Morato(SP),  conta com um conselho deliberativo, participativo e democrático para discutir políticas públicas voltadas para as mulheres moratenses. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher do município na época, foi recebido pela prefeita Renata Sene (Republicanos), em seu gabinete, onde os congratulados tomaram posse no  exercendo o cargo pelo triênio 2019/2022. A mesa diretora foi decidida posteriormente ainda no mês de junho.

“Quero parabenizar as mulheres da sociedade civil que foram eleitas pelas suas comunidades e desejar que este conselho nunca perca a resiliência, e que se fortaleça cada vez mais em construir um olhar em favor dessas tantas mulheres que ainda não conseguem ser ouvidas e precisam ser acolhidas”, finalizou a prefeita.

O Mulheres Republicanas de Paraupebas(PA),  realizaram evento de ação social e concessão de posse à sua nova executiva municipal do movimento. As republicanas tomaram posse, pelas mãos do presidente municipal do partido, Jorge Guerreiro.

Ficou então definido, Patrícia Benício como secretária municipal e outras quinze mulheres republicanas para a administração do movimento. Na oportunidade, ainda foi abonada a filiação do advogado Dr. George Rodrigues que prestou serviços de atendimento jurídico no evento.

Realizada uma ação social durante o evento, os presentes puderam ser ofertados com corte de cabelo, maquiagem, sobrancelha para elevar a autoestima  das mães e mulheres parauapebenses, aferição de pressão e glicemia, além de uma gincana para entreter mães e filhos. O evento reuniu cerca de 150 pessoas e aconteceu no Espaço Bola e Viola, no bairro Vila Rica.

 “Foi um momento de muita emoção para mim e para as novas republicanas que estão assumindo esse novo desafio de abraçar as mulheres da nossa cidade de Paraupebas, a intenção, é empoderar essas mulheres e trazê-las para dentro do partido”, ressaltou Patrícia.

Ascom Mulheres Republicanas

 

 

Envie seu material para a nacional do Mulheres Republicanas,  através do e-mail pautas@mulheresrepublicanas10.org.br .  Conte pra gente as ações que as republicanas, estão realizando em sua região, será interessante divulgar essas atuações no nosso portal.