Retrospectiva 2019: zelar a educação e a saúde também é nossa tarefa!

 

 

 

 

 

 

 

Retrospectiva 2019 | Maio – O mês de Maio de 2019 foi especialmente movimentado para o nosso movimento. As republicanas continuaram a trabalhar em prol das mulheres mas também em prol de quem faz parte da vida das mulheres. 

Na primeira semana do mês, depois de tantas semanas de comemoração ao mês da mulher, a secretária estadual de São Paulo, Maria Rosas, lançou uma Frente Parlamentar em Defesa da Educação Básica e Alfabetização.

A deputada, que foi professora por 15 anos, conhece bem os desafios da educação no Brasil. Ela fez o lançamento da Frente parlamentar em Brasília (DF) e explanou todas as propostas, que incluíam melhorias na alfabetização e na condição de trabalho dos professores, tudo relacionado à ideia de proporcionar uma melhor educação à população brasileira. 

A cerimônia contou com autoridades da área e parlamentares com experiência no ensino. “Não podemos lançar uma frente sem entender o que é a alfabetização e como se dá esse processo. Por isso, o colegiado vai fazer com que os parlamentares conheçam e dominem o assunto da alfabetização, para então, podermos debater”, disse a republicana.

No dia 2, na capital de Santa Catarina, a secretária estadual do Mulheres Republicanas Santa Catarina, Vera Pinheiro, comemorou o Dia da Consciência Jovem em uma palestra organizada pela Comissão da Criança e do Adolescente. O evento contou com 150 pessoas que discutiram sobre a “automutilação”, mostrando como esse problema é grave e como os pais precisam estar presente na vida de seus filhos.

Em Salvador, mais uma ação de valorização à mulher aconteceu no dia 6, organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, no comando da vereadora Ireuda Silva. Foi realizada na Câmara Municipal, uma audiência pública sobre a contribuição da enfermagem forense nos casos de violência contra a mulher. “Se as unidades de saúde tiverem um enfermeiro forense, isso possibilita a coleta de provas no local e o encaminhamento das vítimas ao serviço de proteção. Nosso esforço é para que isso se torne lei!”, explicou Ireuda Silva a respeito do objetivo da audiência. 

E o trabalho não parou. Na capital carioca, a vereadora e republicana Tânia Bastos participou da inauguração de um centro cirúrgico do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), que hoje é um dos centros mais avançados do Estado do Rio de Janeiro. “Uma notícia maravilhosa. A população carioca merece esse privilégio!”, comemorou a vereadora. Nossas republicanas também se preocupam com a saúde do povo!  

Ascom Mulheres Republicanas

Envie seu material para a nacional do Mulheres Republicanas,  através do e-mail pautas@mulheresrepublicanas10.org.br .  Conte pra gente as ações que as republicanas, estão realizando em sua região, será interessante divulgar essas atuações no nosso portal.