Retrospectiva 2019: União das mulheres do Republicanos evidência promoção feminina no parlamento.

retrospectiva2019-junho-bloco7

Retrospectiva 2019 | Junho – A vereadora de Porto Feliz (SP), Professora Rose (Republicanos), recebeu no dia 26, no Terreno de Operações Ofensivas a comitiva do Exército Brasileiro, para uma demonstração do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve aos seus alunos do 9° ano da Escola Municipal Domingos de Marco.

A iniciativa teve como objetivo, demonstrar como é feita a entrada em posição de uma Bateria de Obuses do 2° Grupo de Artilharia de Campanha Leve (2° GAC L), sediado em Itu e contou com a presença de 69 capitães que compunham o Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Exército do Paraguai, Exército da Argentina e Exército de Moçambique. A escolha de Porto Feliz, deu-se em razão das características topográficas da região, favoráveis para tais estudos.

A republicana destacou a importância da atividade para os alunos da rede municipal de ensino. “O evento foi de grande valia, rico em informações e conhecimentos, tenho certeza que essa ação que meus alunos presenciaram, irão levar pra vida toda, uma oportunidade única. Parabéns a todos os envolvidos” ressaltou a vereadora.

No mesmo dia (26), na região norte do país no Belém do Pará, foi aprovado por unanimidade, a criação da Frente Parlamentar da bancada feminina na Assembleia Legislativa do Estado, composta por dez deputadas, sendo uma delas a deputada Professora Nilse Pinheiro (Republicanos) que foi a autora da proposição.

“A frente será formatada de forma colegiada, participativa e alternada, e não necessariamente com a presença da figura de um presidente. Conseguimos reunir deputadas, defensoras públicas, promotoras de justiça, secretárias de políticas públicas para mulheres de vários municípios e diversas regiões do Estado”, ressaltou a deputada Nilse.

Houve ainda na reunião a apresentação do Projeto Girândola, “Empoderamento financeiro da Mulher” pela (SEJUDH), e “Empoderamento Empreendedor” pela promotoria de Justiça. Todos os núcleos de atuação e projetos têm o objetivo de desenvolver trabalhos de prevenção e enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres na região metropolitana de Belém com extensão para demais municípios do Pará.

No final do mês de junho, a Câmara Municipal do município de Chapadinha no Maranhão aprovava por unanimidade, o projeto de autoria da vereadora Nildinha Teles (Republicanos). A criação da Procuradoria Especial da Mulher, teve como objetivo  zelar pelos direitos da mulher, receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias de violência e discriminação contra a mulher, promover audiências públicas nos órgãos e atividades da Câmara Municipal, além de garantir maior representatividade, visibilidade e destaque às mulheres na vida pública.

A vereadora explicou que ações como essas são importantes para que a participação da mulher seja, cada vez mais, uma realidade. No cenário nacional, embora as mulheres tenham conquistado espaço em muitas áreas, a participação política continua predominantemente masculina. A criação da Procuradoria tem como objetivo garantir maior representatividade, visibilidade e destaque às mulheres na vida pública”, concluiu.

Ainda no Nordeste, o estoque de sangue da unidade da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) no Recife, se encontrava baixo. Por ser o principal Hemocentro do estado sendo ele público, o Hemope é responsável pela coleta de sangue para atender a todos os hospitais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e também aos centros particulares caso necessitem.

A notícia mobilizou os militantes voluntários do Mulheres Republicanas e do Jovens Republicanos do Estado, como também o deputado estadual William Brígido (Republicanos) que realizaram no último sábado do mês (29), uma ação coletiva para doação de sangue.

“É preciso ter consciência da importância desse gesto, da responsabilidade que temos enquanto cidadãos e cidadãs”, disse a vereadora Professora Ana Lúcia, secretária do movimento feminino em Pernambuco.

Envie seu material para a nacional do Mulheres Republicanas,  através do e-mail pautas@mulheresrepublicanas10.org.br .  Conte pra gente as ações que as republicanas, estão realizando em sua região, será interessante divulgar essas atuações no nosso portal.