Retrospectiva 2019: projetos a favor dos jovens e Dia das Mães contaram com a presença da militância

Retrospectiva 2019 | Maio –  A preocupação com nossas crianças e jovens é constante. Por isso, a vereadora Cristiane Bacelar, do Mulheres Republicanas Bahia, desenvolveu o Programa Escola Sem Gravidez e contou sobre a ideia em sessão na Câmara Municipal de Camaçari, que aprovou o projeto. 

A ideia era levar a conscientização a respeito da gestação na adolescência para as escolas, já que 54% das gestantes do município ainda não possuem 18 anos de idade. Um problema sério e que deve ser tratado da forma mais delicada possível, mostrando as consequências e desafios de uma gravidez precoce na vida de um adolescente. O programa contou com o apoio das secretarias de Saúde, do Desenvolvimento Social e da Educação.

Maio também foi época de lutar pelos direitos trabalhistas. A vereadora e republicana Fabrizia Tinoco (MS), produziu um relatório de impacto financeiro para regularizar o salário mínimo dos servidores municipais, pois segundo a folha de pagamento da prefeitura, apenas R$ 577 estavam sendo pagos aos trabalhadores, enquanto o salário mínimo estabelecido pelo Governo é de R$ 998. “Os nossos funcionários merecem respeito e vivenciam essa situação há anos”, lamentou a vereadora.

No dia 11, as republicanas de Fortaleza aproveitaram o sábado para comemorarem o Dia das Mães, com a ação chamada “Mãe Nota 10”, que ofereceu serviços de beleza e bem-estar às mulheres do bairro Conjunto Esperança e contabilizou cerca de 100 pessoas. O público pôde curtir o dia junto à pessoas queridas e àquelas que cuidaram de nós desde pequenos, e merecem todo o carinho e atenção. 

Cassia Vasconcelos, secretária estadual do Mulheres Republicanas Ceará e Kássia de Jesus, secretaria municipal, foram as responsáveis por organizar o encontro. “Escolhemos essa comunidade aqui em Fortaleza, pois sabemos que as mulheres daqui carecem desse cuidado e atenção. Tenho certeza que conseguimos propor à elas momentos de muita alegria e isso já vale todo o trabalho”, disse a coordenadora estadual.

No dia 18, o Mulheres Republicanas Rio Grande do Sul, organizou a primeira edição do “Mulher Nota 10”, na capital Porto Alegre, e homenageou dez mulheres que agiram como grandes transformadoras da sociedade e contribuíram para a sua melhoria. “A ideia é homenagear mulheres que se dedicam a amar ao próximo, que não são conhecidas e muitas vezes passam despercebidas na sociedade”, declarou a coordenadora e republicana Beatriz Piccoli. 

Ascom Mulheres Republicanas

 

Envie seu material para a nacional do Mulheres Republicanas,  através do e-mail pautas@mulheresrepublicanas10.org.br .  Conte pra gente as ações que as republicanas, estão realizando em sua região, será interessante divulgar essas atuações no nosso portal.