Retrospectiva 2019: novos cargos ocupados e mais homenagens movimentam as republicanas

Retrospectiva 2019 | Maio – Na segunda semana de maio tivemos mais cargos ocupados pelas republicanas, o que ajudou a incentivar ainda mais a participação da mulher dentro da política. 

No dia 9, Damares Alves, atual ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, nomeou a republicana e advogada Cristiane Britto como a nova Secretária Nacional de Política para as Mulheres. Cristiane, havia sido indicada para a função por Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos. “Agradeço ao presidente Marcos Pereira pelo apoio, incentivo e confiança. Honrarei a missão que me foi confiada!”, afirmou Cristiane Britto, que é advogada especializada em direito eleitoral e integrante do Observatório Eleitoral Pesquisa de Liderança Feminina na Política.

Cristiane hoje lidera projetos como o Centro de Atendimento à Mulher (180), que dá espaço e liberdade para as mulheres denunciarem casos de violência, além de campanhas de prevenção à violência sexual e doméstica.

As republicanas não só tiram do papel seus projetos, como também fiscalizam todos os setores que cuidam de questões relacionadas às mulheres, para garantir a conscientização e a proteção. Em São Paulo, na mesma semana, a vereadora e republicana Karina Caroline solicitou ao Poder Executivo de São José do Rio Preto (SP) informações sobre os exames realizados no Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher para dar andamento em uma pesquisa que seria feita junto à Secretaria Municipal da Saúde, sobre como andam esses atendimentos e se eles têm realmente ajudado as mulheres da região.  

No dia 10, a deputada republicana Maria Rosas (SP), realizou uma sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem às mulheres que fazem a diferença na sociedade e no nosso país. Como justificativa, Maria Rosas declarou que a valorização da mulher não deve se provar somente ao mês de março, e que é importante destacar constantemente como elas estão mudando a realidade do Brasil: “Toda ação que busque igualdade de direitos, respeito humano e abominação à qualquer espécie de violência, é útil e necessária”.

A Ministra Damares Alves estava presente e comentou: “Muitas mulheres estão tristes porque estão desempregadas ou com os filhos presos, mas trago uma mensagem de esperança: nós estamos construindo uma nova nação, um grande país”.

Na oportunidade, a secretária nacional do Mulheres Republicanas, deputada federal Rosangela Gomes, foi uma das homenageadas e agradeceu, contando um pouco sobre sua dura caminhada até conseguir chegar na Câmara dos Deputados: “Primeiro aprendi a acreditar em Deus, depois aprendi a acreditar em mim e decidi estudar”. Rosangela veio de família humilde, começou como vereadora e hoje é deputada federal, líder do nosso movimento e 4ª vice-presidente do nosso partido. Histórias de superação e determinação nós temos! E temos orgulho em contá-las.

Ascom Mulheres Republicanas

 

Envie seu material para a nacional do Mulheres Republicanas,  através do e-mail pautas@mulheresrepublicanas10.org.br .  Conte pra gente as ações que as republicanas, estão realizando em sua região, será interessante divulgar essas atuações no nosso portal.