Retrospectiva 2019: Avanço rumo aos cargos de poder e atividade parlamentar agitam as republicanas em junho

 

retrospectiva2019-junho-bloco6

Retrospectiva 2019 | Junho – No dia 13 de junho mais um edição do “Filia 10” acontecia. Desta vez em Curitiba, capital do Paraná. O evento foi realizado pelos Republicanos do Estado e terminou com um saldo de 15 mulheres que se filiaram e se juntaram ao time da agremiação.

Entre as novas filiadas, estava Amanda Leska, a candidata mais jovem do país, a concorrer como deputada federal nas eleições de 2018 e Noeli Trindade que pretende estar como candidata nas eleições de 2020.

O evento reuniu centenas de participantes e lideranças políticas em uma cerimônia que marcou a filiação de 100 novos republicanos.

“Precisamos reforçar cada vez mais o papel da mulher na política e trabalhar para que outras mulheres estejam inseridas neste cenário. Sinto-me honrada em poder representar vocês, aqui no estado e agora na executiva nacional do movimento. A mulher no Republicanos tem vez, tem voz e tem voto”, destacou Marcilene Paes secretária estadual do Mulheres Republicanas.

 

A republicana e deputada federal Aline Gurgel (Republicanos-AP), liderou no dia 26 de junho, o seminário “Fortalecimento da Mulher no Espaço de Poder e Decisão”, realizado na Câmara dos Deputados em Brasília (DF), com a participação de várias autoridades referências no tema, entre elas a deputada Rosangela Gomes (Republicanos-RJ) que chamou atenção para as dificuldades enfrentadas pelas mulheres negras. Os deputados Hélio Costa (Republicanos-SC) e Ossesio Silva (Republicanos-PE) que destacaram a atuação das deputadas republicanas na Câmara, cobraram mais participação dos homens em eventos como o realizado pela republicana do Amapá.

O encontro teve como objetivo discutir estratégias para inserção de mais mulheres em cargos de chefia na sociedade e contou ainda com a presença da advogada e consultora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Cinthya Ramos, Gabriela Mansur promotora de Justiça, da modelo e embaixadora das causas contra violência doméstica, Luiza Brunet, a secretária de Estado da Mulher do Governo do Distrito Federal, Ericka Filippelli, as advogadas e especialistas em direito eleitoral Karina Kufa e Andréia Araújo além de diversas parlamentares da Casa.

“Como deputada federal e também 1ª Procuradora Adjunta da Procuradoria da Mulher na Câmara, não poderia deixar de promover um evento como este. Precisamos ocupar mais espaços de poder e direção na sociedade mesmo sabendo que não é fácil. Nada é fácil, mas com talento e por meio dele podemos ajudar no desenvolvimento do país”, defendeu Aline Gurgel.

Enquanto isso, o Mulheres Republicanas de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, organizava uma doação de sangue coletiva no Hemocentro RS na quinta-feira(27), em campanha alusiva ao movimento Junho Vermelho, quando no dia 14,  foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo, segundo a secretária municipal do movimento, Beatriz Piccoli, foi unir esforços em prol desta importante causa.

“Doar sangue, além de contribuir com o sistema de saúde, é também um gesto de amor ao próximo e nossa secretaria não poderia deixar de colaborar com a sociedade nesse aspecto. Além do mais, como agentes políticas entendo que devemos influenciar a população através do exemplo, da execução de boas ações”, explicou Piccoli.

Há quase 40km de distância da capital gaúcha, O Mulheres Republicanas no município de São Leopoldo, realizava no dia seguinte (28), uma ação para entrega de 460 unidades de fraldas geriátricas para o Hospital Centenário as quais foram direcionadas à pacientes sem condições de adquirir o produto. Os itens foram arrecadados entre os integrantes e lideranças do Republicanos do município que segundo a secretária do movimento na região Juliane Sanches, foram fundamentais na realização da atividade. Os produtos foram recebidos pela assistente social da casa de saúde, Célia Leite.

“O mais gratificante de tudo isso é saber que estamos fazendo a diferença na vida de alguém. Estamos à disposição e ansiosas para poder auxiliar em uma nova oportunidade”, destacou Juliane.

Ascom Mulheres Republicanas

 

Envie seu material para a nacional do Mulheres Republicanas,  através do e-mail pautas@mulheresrepublicanas10.org.br .  Conte pra gente as ações que as republicanas, estão realizando em sua região, será interessante divulgar essas atuações no nosso portal.