Retrospectiva 2019: 14 anos de prosperidade e dedicação

Retrospectiva 2019 | Agosto – Em São Paulo, na cidade de Franca, a vereadora Cristina Vitorino fez um discurso importante na Tribuna da Câmara Municipal da região sobre o combate à violência contra a mulher da campanha “Do Luto à Luta” e explicou as ações realizadas na cidade. Na ocasião, a republicana aproveitou para chamar mais mulheres para a vida política, afirmando que “as mulheres precisam despertar!” e explanou dados a respeito da violência doméstica.

No dia 25, o partido Republicanos completou 14 anos de dedicação e compromisso com a população. Para comemorar esse dia tão esperado, a Câmara dos Deputados realizou, no dia 22, uma sessão solene no Plenário para homenagear o partido e contou com diversas presenças ilustres como deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e até filiados.

Durante a sessão, foi exibido um vídeo institucional mostrando os avanços do partido e os principais momentos, emocionando muitos que estavam ali assistindo. O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP) não conseguiu comparecer ao evento mas enviou um vídeo falando sobre toda sua satisfação em fazer parte de tudo isso. “São 14 anos de muita luta, mas também de vitórias, 14 anos de crescimento constante. Vamos continuar trabalhando em prol do Brasil”, ele falou durante a transmissão do vídeo.

O ex-deputado federal Vitor Paulo e a secretária nacional do Mulheres Republicanas, Rosangela Gomes (RJ) estavam presentes e contaram sua trajetória, desafios e conquistas dentro do partido, para um momento nostálgico. Diversos outros republicanos discursaram durante a cerimônia e mostraram todo o seu carinho. 

Na mesma semana, a Câmara dos Deputados aprovou quatro projetos de autoria do deputado federal e presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, que pretendiam trabalhar na recuperação da economia brasileira, com o fortalecimento da indústria nacional e reconhecimento de marcas. O Projeto de Lei 2334/2019 por exemplo, permitia que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) possa firmar convênios e parcerias com outros órgãos, seja para descentralizar suas atividades ou para qualificar profissionais que possam auxiliar na tarefa de concessão do registro. Confira as outras propostas nesse link.

No dia 23, a vereadora Ireuda Silva (Republicanos – BA) apresentou sua ideia em comissão na Câmara Municipal de Salvador, que sugeria a criação do “Apito Salvador”. A ferramenta seria usada para coibir e alertar casos de violência contra a mulher, alertando pessoas ao redor que possam prestar ajuda imediata ou entrar em contato com a polícia. “É uma medida simples, que pode parecer fútil, mas que cumpre um importante papel: mobilizar o entorno da vítima”, comentou a vereadora sobre o objetivo do projeto.

Ascom Mulheres Republicanas

Envie seu material para a nacional do Mulheres Republicanas,  através do e-mail pautas@mulheresrepublicanas10.org.br .  Conte pra gente as ações que as republicanas, estão realizando em sua região, será interessante divulgar essas atuações no nosso portal.