Republicanas tomam posse como Conselheiras Tutelares em Recife(PE)

Republicanas comemoram posse como Conselheiras Tutelares, durante solenidade em Recife

Recife (PE) – Os Conselheiros Tutelares eleitos em Recife nas eleições 2019, tomaram posse do cargo na última semana (10). Entre elas, duas militantes do Republicanos.  A solenidade foi realizada no Centro de Formação de Professores Paulo Freire, no bairro da Madalena, na capital do estado e contou com a presença da secretária estadual do movimento feminino do partido, vereadora  Ana Lúcia.

Ana Paula de Oliveira e Ada Helena Melo Rodrigues da Silva, foram as republicanas empossadas durante ao cargo e na oportunidade,  falaram da importância da atuação das mulheres como  Conselheiras e sobre como pretendem desenvolver o trabalho. “O Conselho Tutelar, é um importante elemento na Rede de Atendimento Assistencial, um órgão permanente que tem a responsabilidade de zelar pelos direitos das nossas crianças e adolescentes, e nós mulheres podemos contribuir em muitas situações como por exemplo, nos atendimentos, no processo de escuta, trazendo mais sensibilidade. Atuaremos junto às famílias, como conhecedoras das rotinas e das dificuldades que são enfrentadas por outras mulheres, e também divulgando a atuação do órgão junto às comunidades, escolas, igrejas, já que muitas pessoas não conhecem o trabalho que é realizado pelo Conselho Tutelar.”  Declarou Ada Helena, que é professora, e foi reeleita para o segundo mandato como Conselheira.

Já Ana Paula de Oliveira, destacou a importância da atuação do Conselho junto às escolas.“Precisamos fortalecer a atuação do conselho, pois se trata de um órgão que atua na garantia de direitos, inclusive o direito à educação, e a atuação de mulheres como conselheiras é muito importante, pois as mulheres são maioria em nossa população e precisam de representatividade,” pontuou.

 

Prestigiando o evento e integrando a composição da mesa durante a solenidade, a vereadora Ana Lúcia, também destacou a atuação e importância dos Conselheiros Tutelares. “As pessoas trabalham de acordo com suas competências, mas também de acordo com suas percepções e vivências, o que afeta os resultados do trabalho que desenvolvem, e quando temos mulheres em órgãos como o Conselho Tutelar, temos ali uma percepção diferenciada e necessária sobre os problemas enfrentados na luta pela garantia de direitos das nossas crianças e adolescentes, que resulta em benefícios para a população da nossa cidade, finalizou a secretária do Mulheres Republicanas de Pernambuco.

O Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) estima que 100 mil pessoas participaram das eleições dos Conselhos tutelares, onde concorreram às vagas um total de 95 candidatos.

Texto e fotos: Anabelli Cavalcanti | Ascom vereadora Ana Lúcia
Edição: Ascom Mulheres Republicanas

Envie seu material para a nacional do Mulheres Republicanas,  através do e-mail pautas@mulheresrepublicanas10.org.br .  Conte pra gente as ações que as republicanas, estão realizando em sua região, será interessante divulgar essas atuações no nosso portal.