Republicanas do Rio Grande do Sul fecham seminário com a previsão de 500 pré-candidatas para 2020

Quase 300 pessoas participaram do último Seminário de 2019 organizado pelo Mulheres Republicanas Rio Grande do Sul

Porto Alegre (RS) – Após percorrerem 3.963 quilômetros, visitarem sete municípios, durante mais de seis meses, o Mulheres Republicanas Rio Grande do Sul finalizou a temporada do Seminário Mulher Vencedora e a Política neste sábado (30), em Porto Alegre (RS). O auditório do Hotel Plaza São Rafael foi tomado por quase 300 mulheres e homens que buscavam ali mais aprendizado e, principalmente, apoio para suas candidaturas. Esse público se une as quase 500 pré-candidatas já destacadas pela militância estadual durante os seminários. 

Na ocasião, a secretária estadual do movimento, Beth Colombo, ressaltou a necessidade e importância de participar da vida política e agremiação partidária. “A educação dos nossos filhos, o valor dos alimentos, a qualidade da saúde… tudo que vivemos passa pela política e o que vamos fazer com isso? Reclamar ou agir? Vocês que estão aqui resolveram agir. Por isso eu digo: parabéns a todas mulheres e homens que saíram de suas casas e cidades para virem para cá, para falar da boa política republicana”, discursou a secretária. 

O estímulo feito por Beth Colombo é a essência do projeto. De acordo com o presidente estadual do Republicanos, deputado federal Carlos Gomes (Republicanos-RS), o Mulher Vencedora e a Política é uma ação que dá frutos. “O seminário serve para estimular várias mulheres, através do bom exemplo, e fazê-las enxergar que a vitória é possível. No Mulheres Republicanas temos histórias de superação e é necessário expor isso às participantes. É um ciclo de boas práticas. Elas vêm, aprendem e mostram para várias outras pessoas que elas podem também”, concluiu. 

A anfitriã da tarde foi a secretária municipal de Porto Alegre, Beatriz Picolli. Para ela, a ação veio trazer ainda mais frutos para o trabalho da militância porto alegrense. “Que em 2020 sejamos mulheres políticas, que estejamos à frente da política municipal, estadual e federal. O seminário só vem a somar nas atividades que a militância de Porto Alegre realiza. Vamos fazer um papel bonito e estar na linha de frente do Republicanos”, encorajou. 

A palestra principal da tarde de ensinamentos foi da consultora Ivana Limah, que é coaching e especialista em empoderamento feminino. Com o tema “se a vida é uma corrida, que tipo de jóquei é você?”, Ivana ressaltou a necessidade das mulheres acreditarem em si e fazerem o planejamento para a campanha. “É necessário que todos, mas principalmente os candidatos, tenham seus objetivos definidos, traçar metas é essencial. Além disso, é importante ainda que a resiliência seja trabalhada sempre, que é a capacidade de superar desafios, pois os momentos serão de altos e baixos”, explicou. 

As republicanas Samanta Mota e Rafaela Zappas trataram sobre um assunto necessário na vida de qualquer pública: as redes sociais. A dupla tratou sobre a atual forma de divulgação das campanhas eleitorais e como usar cada ferramenta social para angariar seguidores e, por fim, eleitores. “Pensar que o celular é um megafone é essencial. A gente tem que fazer dele a nossa vitrine e nas nossas redes sociais colocar os nossos princípios, ideais e os objetivos. Assim, o eleitor consegue ficar mais perto de cada candidato”, ressaltou Samanta. 

Os participantes também puderam aprender mais sobre a participação das mulheres nas eleições e a importância dos eventos organizados pela militância. Todos os temas foram detalhados pela executiva estadual do Mulheres Republicanas, que trabalham diariamente com as demandas. Além da participação do time, estiveram presentes no Seminário um time republicano de peso: deputados estaduais Fran Somensi e Sérgio Peres e os vereadores José Freitas e Alvoni Medina.

Saldo e continuidade da ação

Durante quase seis meses, o Mulheres Republicanas Rio Grande do Sul hasteou a bandeira do Seminário em regiões como Erechim, Uruguaiana, Capão da Canoa, Montenegro, Rio Grande, Farroupilha e Cruz Alta. Os planos para 2020 não param, como afirma a líder da militância gaúcha, Beth: “já temos data definida para o primeiro seminário do ano que vem! Já adianto que será em janeiro”. 

Para a deputada estadual Fran Somensi, os frutos serão colhidos em breve. “Primeiramente quero parabenizar o Republicanos, em nome da Beth Colombo, que é a mulher que representa o nosso estado e que foi plantando sementes neste ano e agora estamos aqui finalizando esse trabalho. Eu entendo que este evento é único dentro do partido, porque eu não vejo nenhum outro partido mobilizando mulheres para a política como o Republicanos. Que a gente possa colher frutos desse trabalho, porque temos mulheres capacitadas”, finalizou. 

O saldo positivo é perceptível após o levantamento da militância estadual. São quase 500 mulheres sedentas por mudanças que querem concorrer às eleições 2020. 

Eles por elas

O evento chamou a atenção pela participação dos homens. Para o deputado Carlos Gomes essa presença é sinônimo de apoio. “Todos os eventos que nós fazemos direcionados ao homem, as mulheres sempre estão presentes. Por que a mulher tem que andar sozinha? A palavra que eu vejo para o apoio masculino nas lutas femininas é a reciprocidade. Mulher é sinônimo de família e por isso não devemos deixá-las sozinhas. Devemos mostrar o nosso apoio à causa”, concluiu. 

Um dos homens que demonstrou essa reciprocidade é o Rogério Souza, que mora em Canoas (RS), região que fica a quase 30 minutos da capital gaúcha. Ele, que pretende se candidatar a vereador do município, explica que “a mulher vive hoje um momento muito forte, não só na política, mas em todos os ramos da sociedade. Nada mais justo de estar junto apoiando, aprendendo, participando e, também, me capacitando”. Para ele, “nada melhor atualmente do que ter o apoio da mulher” neste momento político. 

 

 

Texto: Gabbriela Veras | ASCOM Mulheres Republicanas Nacional 

Foto: Rosana Gomes

 

 

Envie seu material para a nacional do movimento das Mulheres Republicanas,  através do e-mail pautas@mulheresrepublicanas10.org.br   Conte pra gente as ações que as republicanas, estão realizando em região, será interessante divulgar essas atuações no nosso portal.