Na onda do #OutubroRosa

Queridas amigas republicanas,

Infelizmente precisamos de dias e meses de referência para todos voltarmos os olhos para causas importantes. Seja para combater o crescimento de doenças, seja para combater a violências, as diferenças e o preconceito. E digo infelizmente porque esses assuntos deveriam ser pautas rotineiras para debatermos e ações enfáticas dos nossos representantes. Outubro chegou e com ele, chegamos ao mês de prevenção ao câncer de mama, o #OutubroRosa, movimento mais importante, quando o assunto é a saúde da mulher.

Ele é o tipo de câncer que mais se desenvolve nas mulheres do país. De acordo com as últimas estatísticas mundiais do Globocan 2018 (BRAY, 2018), foram estimados 2,1 milhões de casos novos de câncer e 627 mil óbitos pela doença. No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 são de 59.700 casos novos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma.

Assim, a prevenção e o planejamento de estratégias de controle do câncer de mama por meio da detecção precoce é fundamental. Quanto mais cedo um tumor é detectado e o tratamento é iniciado, maiores são as chances de cura!

Amigas, nossa campanha não será em vão. Não podemos deixar que falem, que é só mais uma modinha, uma onda. Sim, vamos surfar nessa onda sempre que possível e conscientizar as nossas mulheres a realizarem o autoexame de toque e procurar atendimento adequado no caso de alguma anormalidade da mama.

Conto com sua ajuda e principalmente com a sua ação. Juntas somos mais fortes!

 

Rosangela Gomes

Deputada Federal (Republicanos/RJ)

Secretária Nacional das Mulheres Republicanas

 

Envie seu material para a nacional do movimento das Mulheres Republicanas,  através do e-mail pautas@mulheresrepublicanas10.org.br   Conte pra gente as ações que as republicanas, estão realizando em região, será interessante divulgar essas atuações no nosso portal.