Mulheres Republicanas na luta pela igualdade de gênero no trabalho

Relatório aponta que a igualdade de gênero no trabalho só vai acontecer daqui 2 séculos

Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, divulgado no dia 17 de dezembro de 2019, as mulheres terão que esperar mais de 2 séculos para atingirem a igualdade de gênero no trabalho. 

Apesar dos números de mulheres em cargos historicamente ocupados por homens ter aumentado e a luta pela igualdade de salário também estar ativa, a estimativa é de que esse problema só desapareça mesmo no ano de 2276.

A secretária do Mulheres Republicanas Distrito Federal, Tânia Teixeira, já realizou diversos trabalhos a favor da mulher e o peso de estar na coordenadoria do centro do país é um desafio. “Maternidade, assédio no ambiente de trabalho, representatividade, divisão de tarefas, entre outros fatores, são barreiras que temos que enfrentar”, ela conta.

De acordo com o relatório, a diferença de gênero diminuiu nas áreas da educação, saúde, oportunidade econômica e na capacitação política, enquanto em outras essa disparidade aumentou. 

Quando falamos de capacitação política, sabemos que o Mulheres Republicanas vêm promovendo cursos, palestras e workshops exclusivamente para a capacitação feminina na política, já que um de nossos maiores objetivos é a inclusão da mulher nesse cenário. Segundo o relatório, o percentual de mulheres que ocupavam cargos nas Câmaras de Deputados ou Representantes, aumentou de 19% para 25,2% entre 2017 e 2019.

Porém, esse setor ainda precisa de melhoras. A secretária estadual do Distrito Federal, Tânia Teixeira, explica: “É preciso dar chance para que as mulheres possam mostrar seu trabalho, incentivá-las a candidatarem-se e a irem mais longe em suas carreiras. Oferecer oportunidades de crescimento e estimular diálogos abertos e honestos são algumas formas em que podemos trabalhar para que esse cenário venha a ser modificado”.

Texto: Elisa Costa | Ascom Mulheres Republicanas

Foto: Freepik

 

Envie seu material para a nacional do Mulheres Republicanas,  através do e-mail pautas@mulheresrepublicanas10.org.br .  Conte pra gente as ações que as republicanas, estão realizando em sua região, será interessante divulgar essas atuações no nosso portal.