Mais mulheres na política: Representatividade que dá resultados

Na Câmara Federal, obtivemos a maior bancada feminina da história, com um crescimento de mais de 50% em relação à legislatura anterior. Anteriormente possuíamos 55 deputadas, agora com 77 parlamentares.

Temos um longo caminho para percorrer dos 15% de representação da Câmara para os tão sonhados mais de 50% de representação. Porém esse aumento que obtivemos nas últimas eleições já está começando a dar resultados.

No mês da mulher, foram feitas diversas ações no país inteiro para ressaltar a importância da defesa de pautas femininas. Só em 2019, a Câmara dos Deputados já aprovou projetos considerados prioritários para as mulheres. Dentre eles, um projeto de lei que se arrastava há 18 anos na Casa, que é a (PL 4742/01) que transforma o assédio moral no trabalho, em crime.

Outro projeto de grande relevância na pauta feminina, é o que também foi aprovado no mês de março, que é a (PL 17/19) que prevê a apreensão de armas de agressores de mulheres. Esse projeto em específico é bastante atual,  já que se está em discussão as novas regras para o porte de armas.  Especificar a agressão contra a mulher, como impeditivo de posse e porte de armas, sendo indispensável para diminuir a letalidade dos casos de reincidência da violência.

Essas conquistas realizadas neste ano de 2019, demonstram o quanto a representatividade da mulher nos mandatos, influi diretamente no debate e conquista de condições mais justas para todas e todos.

Aguardamos ansiosas e fortalecidas para colher os resultados dos próximos quatro anos da maior bancada feminina do Congresso Nacional.

Jovem Mulher: Você é essencial na política!

Desiré Queiroz

Coordenadora Estadual do PRB Mulher MS

Conselheira Nacional da Juventude

 

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail mulherempauta@prbmulher10.com.br. Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.