II Seminário de Formação Política: conquista nas últimas eleições

A republicana participou do I Seminário de Formação Política organizado pelo Mulheres Republicanas, em 2015, e a presença rendeu bons frutos

Brasília (DF) – Aplicar o que aprendeu e disseminar o conhecimento. Isso é o que difere as pessoas que nasceram para fazer a diferença das pessoas comuns. E foi justamente esse o caminho das pedras seguido pela vereadora do Recife, professora Ana Lúcia (Republicanos-PE). A republicana participou do I Seminário de Formação Política organizado pelo Mulheres Republicanas, em 2015, e a presença rendeu bons frutos: em 2016 foi eleita a Vereadora com 9.538 votos, só nos seis primeiros meses de legislatura solicitou seis projetos de Leis ordinárias, um Projeto de Resolução e mais de 400 Requerimentos.

Ela conta que chegou no evento com um pensamento e saiu com outro totalmente diferente: “Até aquele dia eu só me via contribuindo com candidaturas. A partir dali eu me vi como alguém que podia estar no parlamento, passei a me ver como candidata. O Seminário acrescentou e muito na minha formação política. Antes da política, eu pensava somente em contribuir como professora para termos uma sociedade melhor”, explica.

A representatividade é muito importante para todas as mulheres e a vereadora Ana Lúcia é uma prova disso. “Eu fiquei encantada ao conhecer tantas mulheres que se doavam para contribuir com a boa política, colocando-se ali à disposição de todas as participantes, conversando sobre suas experiências e falando sobre todos os desafios que tiveram que vencer. Ali eu me senti desafiada a buscar e contribuir com a sociedade em uma escala ainda maior!”, conta.

Os desafios foram muitos até a garantia da cadeira na Câmara dos Vereadores e permanecem ainda maiores durante o mandato. Para ela, é essencial que haja essa representatividade, que mais mulheres consigam se enxergar no seu mandato. “É difícil ser mulher, candidata e construir uma história diferente em uma sociedade que não acredita mais que política é lugar de gente séria. Além de trazer as pautas que refletem a vida das mulheres, o maior desafio é trazer outras para caminhar ao nosso lado. Se não for assim não faz sentido nenhum estarmos lá. Se nenhuma mulher se vê dentro do nosso mandato não faz sentido o nosso trabalho”.

A vereadora está a caminho da capital federal para participar novamente do Seminário de Formação Política, mas dessa vez os objetivos são outros: “viemos para que as pernambucanas possam ocupar espaços de poder e queremos que elas passem a se ver dentro do parlamento contribuindo, assim, para uma sociedade melhor”, conclui.

 

Texto: Gabbriela Veras | ASCOM Mulheres Republicanas Nacional

 

 

Envie seu material para a nacional do movimento das Mulheres Republicanas,  através do e-mail pautas@mulheresrepublicanas10.org.br   Conte pra gente as ações que as republicanas, estão realizando em região, será interessante divulgar essas atuações no nosso portal.