#Entrevista – Coordenadora do PRB Mulher participa de concurso de beleza Plus Size no DF

Luana, começou no mercado da moda há 6 anos atrás e defende fielmente a bandeira plus size

Distrito Federal (DF) – Levando a bandeira do Distrito Federal no concurso,  “A Mais Bela Gordinha do Brasil”,  a modelo plus size e coordenadora regional do PRB Mulher de Vicente Pires, Luana Lima (25), quer empoderar mulheres e mostrar o que a gordinha tem e o que ela pode ser. O concurso que está  na sua sexta edição, vai acontecer no Rio de Janeiro, no próximo dia 16 de julho.

A professora, sempre foi alvo de muitos preconceitos por aceitar seu corpo e não dar atenção a gordofobia. Em entrevista concedida ao PRB Mulher, a modelo fala de como o empoderamento e a política a ajudou a se aceitar e motivar mulheres da sua região, seja na vida pessoal ou na política

PRB Mulher Nacional – Conte-nos um pouco da sua vida.

LuanaNasci em Ceilândia-DF, ainda pequena meus pais mudaram para o Tocantins, onde morei por 20 anos. Cresci no meio político, meus pais participaram ativamente da emancipação do município, de Sandolândia-To. Era magra, cantava na igreja e jogava futebol.  Lá me formei, passei em concurso público. Trabalhava na formação de jovens para o mercado de trabalho e na erradicação do trabalho infantil. Mas sempre queria mais. Em 2011, tive um problema gravíssimo de saúde. Voltei para o DF em busca de tratamento e resolvi ficar.  Sou professora, me formei em Pedagogia pela UNITINS, pós-graduada em Orientação e Supervisão educacional. Aqui, lecionei em uma escola em Ceilândia, mas sempre buscando por um sonho maior. Sou solteira e tenho uma filha de 17 anos.

PRB Mulher Nacional – Como e quando começou a modelar? Tinha alguma pretensão?

LuanaEm 2014 fui a uma festa com minhas amigas de trabalho, e um olheiro de uma agência, me fez o convite. Eu não quis nem saber. Logo depois minhas amigas ficaram sabendo de um concurso que aconteceria aqui em Brasília e me inscreveram. Fui eleita “A MAIS BELA GORDINHA DO DF”,  em 2015 e os trabalhos foram aparecendo. Comecei a fazer cursos, me profissionalizar e não parei mais.

PRB Mulher Nacional – Já sofreu preconceitos por causa do seu corpo?

LuanaAté os 27 anos eu era magra e atleta. Em função de um distúrbio hormonal, engordei 50 quilos. Foi difícil me aceitar, eu brigava com meu corpo, até compreender que não tenho que seguir padrão. “A sociedade brasileira está erroneamente moldada em uma estética onde se valorizam corpos que não se igualam às nossas raízes e miscigenações”.

O preconceito está enraizado. Nós gordinhas, temos que lidar com ele (preconceito) todos os dias. Sempre ouvi, você tem o rosto tão lindo, por que não emagrece?

PRB Mulher Nacional – Fala para a gente dos seus títulos e dos concursos que já participou?

LuanaEm 2015, fui eleita “A Mais Bela Gordinha do DF” e em 2016, “Miss Nacional Distrito Federal”. Já em 2017, fui eleita a “Soberana das Américas DF”.

PRB Mulher Nacional – O que você acha da gordofobia?

Luana – Infelizmente, o preconceito está  enraizado na sociedade e em nossas ações, precisamos saber lidar com essas pessoas. A sociedade precisa aprender a aceitar e respeitar as diferenças.

PRB Mulher Nacional – Qual o seu sonho?

LuanaEu sempre digo que sou uma pessoa cheia de sonhos mas, um deles é montar uma creche na comunidade que moro e poder atender às crianças, oferecendo aulas de música, jazz, balé, karatê.

PRB Mulher Nacional – E o PRB Mulher, como entrou na sua vida?

LuanaA política sempre esteve presente em minha vida, quando olho ao meu redor, procuro uma forma de ajudar o próximo com o pouco que tenho ou posso buscar. Os projetos sociais sempre foram uma forma de me sentir realizada, de compartilhar amor, e no PRB Mulher eu senti apoio e incentivo para acreditar ainda mais nessa transformação. Que é possível sim, fazer a nossa parte e buscar a mudança.

PRB Mulher Nacional – O PRB Mulher DF te apoia?

Luana – O PRB Mulher sempre está incentivando nós mulheres a lutar por nossos direitos e conquistar o nosso espaço e essa parceria me deixa muito feliz.

PRB Mulher Nacional – Sobre representar seu estado. O que isso, representa para você?

LuanaMe sinto orgulhosa em representar o DF, o lugar onde nasci e escolhi viver. Ao mesmo tempo é  uma responsabilidade muito grande, representar na minha pessoa, o povo que vive e trabalha aqui, a história da nossa capital, os pontos turísticos, nossos monumentos e tudo que é produzido aqui.

PRB Mulher Nacional – Assumir seu corpo é, de certa forma, se empoderar e empoderar mulheres?

Luana- Sim, hoje vivemos em uma sociedade que impõe um padrão de beleza inatingível, nunca chegamos ao corpo ideal, e sempre tem um detalhe a ser melhorado, um novo procedimento. Nós mulheres, precisamos nos amar da maneira que somos, aceitar nossas diferenças, nossas singularidades. Assumir nosso corpo, nosso cabelo é se empoderar. Incentivar mulheres a valorizar suas qualidades é dar poder para elas. É assim cada mulher assumir seu poder individual, fazendo com que haja crescimento e fortalecimento do papel de todas na sociedade.

PRB Mulher Nacional – Qual mensagem que você deixa para a sociedade, sobre assumir seu corpo?

LuanaO concurso “A MAIS BELA GORDINHA DO BRASIL”, vem para quebrar paradigmas, e provar que a mulher brasileira não precisa de um padrão. Pois somos um país de miscigenação. Cada mulher é linda do seu jeito, com suas curvas e amor próprio. Lugar de mulher, é onde ela quiser. Pode ser na política, nas passarelas e é importante que todas as mulheres devem se aceitar e se amar independente da sua forma física.

O concurso será transmitido ao vivo pela página no Facebook no link: https://bit.ly/2YFUrd9

O PRB Mulher  estará na torcida.

Para acompanhar a atuação da republicana Luana Lima, você pode seguí-la também nas redes sociais

Facebook : https://m.facebook.com/luana.lima.df/

Instagram: https://www.instagram.com/luanalimadf/

Fotos Luana Lima 

 

 

Gisele Rocha – Ascom PRB Mulher Nacional

Fotos: Cedidas

 

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail mulherempauta@prbmulher10.com.br. Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.