É tempo de reflexão!

 

Olá, republicanas!

Hoje, dia 20 de novembro, comemoramos uma data muito importante. O Dia Nacional da Consciência Negra que serve para refletirmos mais sobre o papel da população que representa boa parte do nosso nosso país, a qual eu orgulhosamente faço parte e acrescento, somos a maioria no país.

É importante ressaltar que somente dando voz e vez a todos, sem indiferença, sem racismo, sem preconceito, ouvindo as minorias é que poderemos garantir o pleno acesso à direitos fundamentais, que infelizmente deixa a desejar por demais à minha raça.  Os dados, infelizmente, mostram isso também. No Brasil, a população negra representa 54% da população. No grupo dos 10% mais pobres, os negros representam 75% das pessoas, mas entre o 1% mais rico, somam apenas 17,8% dos integrantes.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e foram divulgados pelo IBGE. E a gente sabe que dentro deste ciclo de pobreza existem a educação de baixa qualidade, falta de garantia de moradia, saneamento básico, precarização da saúde pública, alto índice de desemprego e um nível alarmante de desigualdade. Esses fatores são quase que determinantes para que a violência  aumente e mortes aconteçam.

É tempo de reflexão, precisamos de maior representatividade nas Casas de Leis, nos cargos de poder,  para lutarmos mais fortes e juntos por nossos direitos. A abolição dos escravos lá atrás, ainda nos deixa em uma larga competição desigual com os demais. Ela faz parte da nossa história e é nossa base , não podemos deixar de contar e fazer dela referência, para continuarmos a luta e sermos resistência, diante  de toda e qualquer adversidade que encontremos pela frente.

Irmãos, vamos vestir nossa armadura e fazer a nossa parte. Nós que temos a chance, a oportunidade, esse é o momento de guerrear para que a nossa geração futura tenha a chance de lutar de igual pra igual, com todas as etnias e mostrar que o sangue que rola em nossas veias é tão vermelho, quanto de qualquer um outro.

Rosangela Gomes

Deputada Federal (Republicanos-RJ)

Secretária Nacional das Mulheres Republicanas

Envie seu material para a nacional do movimento das Mulheres Republicanas,  através do e-mail pautas@mulheresrepublicanas10.org.br   Conte pra gente as ações que as republicanas, estão realizando em região, será interessante divulgar essas atuações no nosso portal.