A luta nunca deve acabar

Olá, republicanas!

Ontem, dia 10 de dezembro, finalizamos oficialmente a nossa campanha de sucesso, “Do luto à luta”, que trata sobre a batalha para chegarmos ao fim da violência contra as mulheres. Foram dias intensos, de muitas ações, debates, eventos que tinham um único objetivo: coibir qualquer tipo de violência.

Porém, peço a todas vocês que mantenham essa bandeira sempre hasteada. Que sempre se mobilizem nos seus municípios para acabar com qualquer resquício de violência, por isso fiquem à vontade para desenvolverem mais e mais ações sempre, pois é disso que precisamos. Educar os homens a tratarem suas companheiras e ensinar para as mulheres que elas têm com quem contar.

E falando em colocar a mão na massa, existem duas ações importantes encabeçadas pelo Governo Federal sobre o tema. A primeira delas foi a assinatura do Pacto pela Implementação de Políticas Públicas de Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres.

Com ele, a partir de agora, o tema da violência contra a mulher será tratado de forma integrada pelas áreas de segurança pública, justiça, políticas para as mulheres, saúde, educação e assistência social. O segundo é a campanha de enfrentamento à violência lançado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

A nossa Ministra Damares lançou algumas melhorias. A partir de janeiro, por exemplo, o Ligue 180 também será atendido por vídeo conferência, para que mulheres surdas tenham garantidos o direito à acessibilidade e a denúncia. Além disso, todas as delegacias do Brasil também serão delegacias da mulher.

É certamente uma vitória para todas as mulheres que precisam ser acolhidas nos momentos de desespero. Vamos manter esse ciclo? Então faça a diferença aí no seu município, ajude, dê a mão, levante. Todas sabemos que, juntas, somos mais fortes!

 

 

Rosangela Gomes

Deputada Federal (Republicanos-RJ)

Secretária Nacional das Mulheres Republicanas

Envie seu material para a nacional do Mulheres Republicanas,  através do e-mail pautas@mulheresrepublicanas10.org.br .  Conte pra gente as ações que as republicanas, estão realizando em sua região, será interessante divulgar essas atuações no nosso portal.