Republicanas participam da inauguração do Instituto Maria da Penha em Recife

O Instituto é uma organização não governamental sem fins lucrativos, e seu surgimento está ligado à história de Maria da Penha

Recife (PE) – As  vereadoras do partido Republicanos Denise Almeida e Professora Ana Lúcia, participaram, na quinta-feira (5), da inauguração do Instituto Maria da Penha em Recife, que funcionará no segundo andar do prédio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq).

“O combate à violência contra a mulher é um esforço cotidiano, e por mais avanços que se tenha feito nesse sentido, é imprescindível que haja ainda mais investimentos para a proteção social e capacitação das mulheres violentadas. A vinda do escritório regional do Instituto Maria da Penha (IMP) para o Recife me deixa muito feliz, pois dá oportunidade de acolhimento e orientação necessárias às mulheres Pernambucanas”, ressaltou Denise Almeida, vereadora de Olinda.

A Secretária Estadual das Mulheres Republicanas, e vereadora da cidade do Recife, professora Ana Lúcia, reforçou a importância dos serviços que serão oferecidos pelo escritório regional na cidade.

“O Instituto Maria da Penha chega em Recife através de uma parceria de excelência com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação e vai proporcionar  às mulheres que estão em situação de violência a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho,  disponibilizando cursos, oficinas, e condições  para que elas possam empreender. Sabemos que a independência financeira é fundamental para que as mulheres se libertem do ciclo da violência”, destacou.

Na unidade, as vítimas de agressão encontrarão acolhimento e orientação. Até o fim do mês, o espaço também oferecerá cursos de capacitação profissional e empreendedorismo. Nesse primeiro momento, os cursos serão direcionados às mulheres que contam com uma medida protetiva decretada nos últimos dois anos e será oferecido microcrédito para aquelas que desejam criar o próprio negócio. Já para quem vai para o mercado de trabalho, os postos de trabalho deverão surgir de parcerias com empresas privadas, que ainda estão sendo recrutadas. A previsão é que até o final desse mês já exista uma lista de parcerias.

O Instituto é uma organização não governamental sem fins lucrativos, e seu surgimento está ligado à história de Maria da Penha, que se tornou um ícone no combate à violência doméstica contra a mulher.

 

 

Texto: Ascom Mulheres Republicanas Pernambuco

Fonte: Diário de Pernambuco

 Foto:  Roberta Gomes

 

 

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail mulherempauta@prbmulher10.com.br. Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.