ROSANGELA GOMES
Secretária Nacional do Mulheres Republicanas

Rosangela Gomes / Secretária nacional do Mulheres Republicanas

A militância feminina do Mulheres Republicanas tem a frente de seu trabalho, a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos/RJ) que ao longo dos anos tem desenvolvido junto com as secretárias estaduais e municipais, encontros por todo Brasil, a fim de fomentar o aumento da participação da mulher na vida pública e fazer valer os direitos femininos.

O maior encontro realizado pelo movimento, aconteceu durante seu I Congresso Nacional, em Brasília, nos dias 08, 09 e 10 de agosto de 2013. O Centro de Convenções Ulysses Guimarães, foi o local escolhido para a realização e reuniu dezenas de autoridades da política e cerca de 1000 mulheres, que durante os dias buscaram discutir e debater o cenário feminino na sociedade e no parlamento. Na oportunidade, o presidente nacional do partido, Marcos Pereira, considerou o evento um marco histórico, exaltando a efetiva participação das mulheres.

Em 2015, o movimento realizou outro grande evento histórico que foi o I Seminário de Formação Política, também na capital do país, reuniu cerca de 350 mulheres que realizaram cursos de capacitação, para as eleições municipais de 2016. O resultado surpreendeu e o então PRB, cresceu 48% em comparado às eleições de 2012, sobre a eleição de mulheres. No total, foram eleitas 11 prefeitas, uma vice-prefeita e 228 vereadoras em todas as regiões do país.

Hoje, a líder nacional do movimento, continua em sua jornada de eventos pelo país, a fim de conquistar mais mulheres ao pleito político, aumentar o número dessas nos cargos de poder, fazer a diferença nas urnas e lutar pelos direitos femininos, principalmente no que se diz respeito à violência doméstica e feminicídio.

Contudo, o Mulheres Republicanas segue como um dos movimentos mais atuantes do partido e unidas, as republicanas, buscam cada vez mais espaço na sociedade, além de estarem prontas para resolver as indiferenças existentes por motivo de gênero ou raça.